Seguidores

terça-feira, 30 de dezembro de 2008

HISTÓRICO KIMULENGOS

Um dos primeiros trabalhos do Grupo Kimulengos, foi o "Show de Variedades", desenvolvido com oa alunos do Escolão do Mocambinho, zona norte de Teresina, com a peça de teatro de bonecos "A Luta de Tião Ruivo Contra o Monstro Goslandariú (texto de Afonso Leal). Algum tempo depois o grupo desenvolveu um programa piloto com o apoio do TV Educativa do Estado do Piauí, onde encenava a peça "Lar Tererê", com personagens humanos e bonecos, em seguida veio a peça "Boizinho Bumbá" (texto de Sandra Farias), que foi premiado juntamente com " Balada de um Palhaço" (Plínio Marcos), no Festival de Teatro do Piauí em 2002. Após estes, o grupo foi premiaado novamente com a peça "Sertão Encantado" (Afonso Leal), produzido em 2003/2004 e que conta a saga do trabalhador rural nordestino, enfocando a cultura dos povos do nordeste, seus costumes, sua fé, seus mitos e mistérios.














Após este período o grupo lançou a peça "Juca Pirama" (Gonçalves Dias), uma adaptação de Shana de Sousa. "Os Que Bebem Como Cães" (Assis Brasil), adaptação e direção de Sandra Farias. "Capitães de Areia" (Jorge Amado), adaptação de Shana Sousa e direção Livio Bastos.
Em seguida forma lançados trabalhos temáticos como "Soneto de Camões" e "O Santo e a Porca" (Ariano Suassuna), "Morte e Vida Desgraçada, Uma Odisséia no Inferno" (Raphael Gerado) que em sua primeira temporada teve direção de Livio Bastos, "A Dança do Boi Estrela" (texto de Wellington Sampaio) sob a direção de Lívio Bastos.

O Grupo Teatral Kimulengos comemorou seus 15 anos de trabalhos feitos no teatro piauiense, com o espetáculo do teatro de bonecos "Cassimirada-A Luta de Tião Ruivo Contra o Mosntro Goslandariú, que conta uma lenda quase esquecida, existente na Lagôa do Cajueiro, no município de Luzilândia, no meio-norte do estado, ao mesmo tempo fazendo um resgate na área do teatro de bonecos tradicional, levado a escolas, comunidades e instituições e grupos afins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caros companheiros, o Grupo Kimulngos gostaria de receber o seu comentário, é importante para nós a vossa participação.